Museu Regional de Vitória da Conquista


Foi criado em 1991 e a partir de 1992...

O Museu Regional de Vitória da Conquista (MRVC), é um órgão de extensão da UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que é sua mantenedora, foi criado em 1991 e a partir 1992 foi instalado no imóvel que o abriga, um casarão construído em 1883, que mantém a mesma estrutura física. Em 2002, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, adquiriu o imóvel.

Nesse casarão centenário morou Henriqueta Prates dos Santos Silva, nascida em Vitória da Conquista em 1863. Ficou conhecida em Vitória da Conquista pela nobreza de seus gestos caridosos e desprovidos de preconceitos, que tanto ajudaram os excluídos da cidade. Era também conselheira da comunidade local e de líderes políticos locais e regionais. Henriqueta faleceu em 08 de setembro de 1957, aos 94 anos, na casa onde viveu a maior parte de sua vida.

Os espaços do museu foram ambientados de forma temática e sempre homenageando uma personalidade que tenha ligações com o museu, a história conquistense ou com a casa, tal como o quintal Laurinda Teles (mais conhecida como Lau) que foi criada por Dona Henriqueta. O quintal recebeu plantas ornamentais, frutíferas e de magia conforme os típicos quintais conquistenses. O acervo do Museu é composto de peças de distintas naturezas: objetos de casa, obras de arte, instrumentos de trabalho, aparelhos de comunicação, instrumentos musicais, artesanato, peças arqueológicas, LPS, CDs, fotografias, documentos diversos, dentre outros.

 

Endereço e horário de funcionamento:
Praça Tancredo Neves, N°114, Centro.
Segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Siga-nos no Instagram